A Bíblia em Ordem Cronológica

Neste artigo falaremos sobre a bíblia em ordem cronológica. Hoje em dia existem bíblias de estudo em ordem cronológica, de forma que fique mais fácil para quem deseja se aprofundar nos estudos bíblicos.
Esta com certeza pode ser considerada uma excelente e poderosa ferramenta para melhor contextualização.

Qual a ordem dos livros na bíblia em ordem cronológica?

Abaixo deixamos um plano de leitura que mostra exatamente como se faz a leitura da bíblia sagrada em ordem cronológica para que fique mais fácil entender.
Este é um assunto que podemo considerar de nível complexo, visto que há um grande aprofundamento neste assunto para se chegar na ordem cronológica.

Veja o plano de leitura da bíblia em ordem cronológica:

bíblia em ordem cronológica

bíblia em ordem cronológica

Este plano de leitura está divido em duas partes, sendo uma para o primeiro semestres do ano e a outra para o segundo semestre.

Se fossemos listar aqui os livros, ficaria confuso, pois alguns livros podem ter capítulos que são lidos separadamente para obedecer a ordem cronológica.

Mas, se você quiser sobre os períodos cronológicos na bíblia, veja a imagem abaixo para ilustrar melhor:

bíblia em ordem cronológica

A ordem cronológica começa com a criação, em seguida Noé, Abraão, Isaque e Jacó, Moises, Josué, Juízes, Reinado, Reino Dividido, Israel Conquistada, Judá Conquistada, Judá Retornando do exílio, Reconstrução, Período Inter-Testamental, Anúncio do Nascimento de Jesus, Ministério de Jesus, Crucificação de Jesus, Ressurreição de Jesus, Início da Igreja, Tempo da Igreja e Retorno de Jesus.

Observação: O período Inter-Testamental foi um período de 400 anos sem a manifestação de algum profeta do Deus. Durante este período aconteceram alguns eventos marcantes, guerras e o surgimentos de vários grupos que estão presentes no Novo Testamento.

Esperamos que este artigo sobre a bíblia em ordem cronológica possa te ajudar grandemente.

Recomendamos também que você conheça o método Como Ler e Entender a Bíblia mais Facilmente.